Vem comigo!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PAP da almofada descolada

Oi meninas!  Olha ela aí de novo:


O primeiro pap ninguém esquece, né? Tô tão emocionada..... rsrsrsrs

Eu aprendi essa técnica aqui na net há anos atrás e, pra variar, não lembro o site. Facil e bonito. Vamos lá?

1 - Primeiro a gente escolhe os dois tecidos que combinem entre si. Eu escolhi um floridinho com um rosa bebê. Como a idéia é fazer uma almofada, cortei dois quadrados de tecido, um florido e um rosa, com 42 cm de lado:

2 - Próximo passo: corte o tecido da parte de trás da almofada. Eu decidi fazer uma daquelas almofadas envelope, que dispensam o zíper. Cortei um retângulo no rosa bebê, de 42 x 52 cm. Dobrei ao meio no sentido do lado mais comprido e cortei. Resultado: dois retângulos rosa, de 42x 26 cm cada:

3 - Ainda trabalhando na parte de trás da almofada: Faça a costura de acabamento de uma borda de cada retângulo rosa:


4 - Agora é hora de montar a parte da frente. Em primeiro lugar vc precisa de um forro que vai servir de base. Pode ser algodão cru ou mesmo uma entretela fininha. Dessa vez eu usei o algodão cru. Cortei um quadrado do algodão, de 42 cm de lado.

5 - Pegue os quadrados de tecido e divida em partes iguais. O número de divisões é que vai dizer se o quadriculado será graúdo ou miúdo. Como era uma almofada, eu fiz marquinhas a cada 8cm. Veja como é:

No florido (pelo avesso do tecido para não manchar a almofada): 
No rosa:

Eu marco de um lado e do lado oposto ao que marquei primeiro. Não precisa marcar os 4 lados!

IMPORTANTE: Meninas, essa peça é quadrada e por isso tanto faz o lado que vc marca. Agora, se a peça for um retângulo, atenção!!! Em um tecido vc marca no sentido do comprimento e no outro no sentido da largura, ok? Vcs vão entender pq as marquinhas no próximo passo.

6 - Com as marquinhas feitas em cada quadrado, vc vai fazer ondulações com o lápis à mão livre, partindo da marquinha que vc fez de um lado, até a marquinha correspondente na outra borda. Assim:

No florido:


No rosa:



Dica: Em alguns tecidos às vezes é difícil ver os riscos que fazemos. Eu uso lápis de cor aquarelável (só serve se for aquarelável) pq, mesmo que um risco mais forte fique no trabalho, basta molhar e ele sai!

7 - hora de cortar as ondinhas:


Dica: numere as partes, para vc não se perder na ordem de encaixe dos tecidos:

8 - Alfinetes, muitos alfinetes! Coloque o tecido de forro sobre a mesa e, sobre ele, um dos tecidos que vc acabou de cortar em ondas. Eu comecei com o florido:

Prenda cada tira com um alfinetinho, assim:
Pronto, vc formou o quadrado de novo, com o tecido do forro por baixo e as tiras de tecido por cima, presas com alfinetes!

9 - Agora vem o segredo: sabe o tecido rosa? vc vai colocá-lo no sentido da largura, tb prendendo com alfinetes, só que ele vai ficar uma vez por cima do florido e outra vez por baixo. Complicou? A gente descomplica mostrando!



E vai prendendo com alfinete, minha querida!


Seu trabalho deve ficar assim, todo alfinetado!


10 - Agora, de volta à máquina. Vc vai passar zigue zague em todas as junções de tecido. Eu começo com as verticais e depois faço as horizontais. Aí fica assim:


11 - Por fim, a montagem da almofada: coloque sobre a mesa a frente virada pra cima e o dois retângulos rosa com o direito voltado pra baixo. E alfinete neles!!!

12 - Agora a costura final. Costure todos os lados. Nao pecisa deixar espaço para virar pq a almofada é aberta atrás. (viu como é prático? rsrsrs). Corte as sobras (comigo sempre sobra!)



13 - Desvire, coloque o enchimento:


 Agora é só receber os elogios!!!!

Espero que tenham gostado! Não sei se fui detalhista demais, mas é que sempre penso nas sofredoras como eu, que nunca tiveram uma aulinha de costura e que tentam domar a máquina!

Amei mostrar isso a vcs. Dá pra fazer jogos americanos lindos, capas de cadernos, tanta coisa...

Digam se gostaram, ok?

Um beijo especial pra vcs!

PS. AGRADECIMENTOS - ao maridão que, mesmo operado, tirou todas as fotos do pap. Obrigada lindinho!

6 comentários:

  1. Luciana, adorei seu pap. Tentarei fazer,pois você explicou muito bem em todos os detalhes.Obrigada e agradeça ao marido tb pelas fotos rsrsrs beijinhos Andrea

    ResponderExcluir
  2. NOSSA..SUPER FACIL...QUANDO TIVER TEMPO VOU FAZER UMA IGUAL..BJO

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu.

    Uau, é uma verdadeira professora!!!!!! Perfeito o PAP. Dá pra entender direitinho, muito legal. Vou fazer uma dessas logo logo.

    Um beijão e obrigada por compartilhar com a gente a sua habilidade.

    http://costurandootempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, Lu. Estou querendo e precisando fazer umas almofadas. Mas............. não consigo colocar linha na máquina de costura. Pense numa decepção! Estou frustrada com isso! Já tentei várias vezes. A máquina é Singer Facilita. Sua mãe vai me ensinar. Com certeza! Só em março, não é! Parabéns pelo seu trabalho. Ficou linda mesmo. Tenho acompanhado a cirurgia de Válter através de seu pai. De forma resumida. Vc conhece bem!
    Deus abençoe vc e família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A almofada envelope eu já fiz, não tão chiquéééérrima quanto a sua, mas fiz.
    Mas vamos combinar que esse PAP da frente da almofada é simplesmente D I V I N O!!!
    Eu nem sonhava, pensava, imaginava que um resultado tão sofisticado poderia ser tão simples de fazer!

    Bejoks e obrigada de novo!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que legal seu blog, super util e divertido, obrigado por dividir conosco essas coisas tão lindas com tanto carinho!
    Bjsss
    Lukaartigosfinos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quero ouvir vcs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...