Vem comigo!

domingo, 1 de abril de 2012

Postagem especial

Oi meninas!!

A postagem de hoje é especial. É algo que quero compartilhar com vcs, porque, mesmo sem saber, vcs fazem parte dessa conquista. Então senta aí, que lá vem história!

Vcs sabem que, paralelamente às artes que mostro aqui no blog, eu costumava desenhar e, vez por outra, me aventurar nos pinceis. Tenho, inclusive um blog dedicado somente a esses trabalhos (se não conhece, clica AQUI!). 

Pois bem. Há quase um ano, eu larguei os lápis e as tintas. Falta de tempo? Não, efeito da depressão. Sim, eu me trato de depressão há um bom tempo e, quem já teve isso sabe, é uma doença de altos e baixos, mesmo quando se segue o tratamento à risca. Era como se eu tivesse desaprendido a desenhar, um bloqueio horroroso e uma frustração gigantesca!

Guardei os lápis, as tintas, os papeis e resolvi esperar, dar tempo ao tempo.

Na semana passada, uma colega do trabalho me pediu algo inusitado: desenhar, num pedaço de tecido, uma imagem semelhante à do Sudário. Ela irá encenar uma peça sobre a paixão de Cristo e será a mulher que enxuga o corpo de Jesus. Vcs tem ideia do desafio?

  • Em primeiro lugar, um ano sem desenhar;
  • Segundo: desenhar em tecido NÃO é fácil, pois lápis foram feitos para papel e não se consegue os mesmo resultados no tecido;
  • Terceiro, eu NUNCA me imaginei representando o rosto de Cristo. Sou cristã evangélica, nunca fui católica, não sou familiarizada com os símbolos do catolicismo;
  • Quarto, ela me entregou os tecidos na quarta-feira e a peça será encenada na próxima terça feira;
  • Para finalizar, ela me trouxe um tecido complicadíssimo: um tecido tipo seda, brilhoso e excessivamente liso (pra dizer a verdade, n sei nem o nome desse tecido rsrsrs). Uma sacola com vários retalhos de cores entre o branco e o bege, retalhos que ela conseguiu por aí.
Eu só me limitei a dizer: "vou tentar!"

Ontem pela manhã, casa vazia, resolvi colocar a mao na massa. Cortei retângulos regulares dos tecidos que, na minha opinião, funcionariam melhor e comecei a fazer os testes. Usei um monte de materiais: comecei com lápis de cor, passei para o pastel seco (que não funcionou), para o pastel oleoso e terminei com tinta óleo.

Conforme o desenho era formado eu percebia que algo de especial sairia dali. Fui desenhando com o tecido fixado na parede com fita adesiva, nem me sentei de tão animada com o que estava vendo. Gente, essa sensação é indescritível! É um sentimento de que está valendo a pena o esforço, realização pura e simples!

Quando estava bem estruturado, chamei meu filho mai velho, que havia chegado da brincadeira com os amigos. Se vc quer uma opinião absolutamente isenta, peça a uma criança. Só mostrei e não disse nada. Ele disse: "tá massa esse Jesus!". Aí eu fiquei certa de que tinha feito algo legal!

O marido, que chegou depois com meu caçula tb aprovou. Até o amiguinho dos meus filhos apareceu na janela do meu atelier para dizer que tinha gostado!

Agora, vcs estão com a palavra para me dizer o que acharam:




O aspecto riscadinho foi a saída para trabalhar com pastel oleoso numa superfície tão lisa. O tecido foi esse:

A foto de referência foi a da direita:


Ao final, tive uma certeza: não deixaria ninguém tocar nesse trabalho, muito menos esfregar esse trabalho no rosto de outro ator. Esse trabalho eu não dou, não empresto, não troco nem vendo! rsrsrsrs Isso estragaria o desenho. Mais do que um desenho, esse pedacinho de pano representa uma vitória e não estou a fim de entregá-lo a ninguém! rsrsrsrsr

A saída foi improvisar um novo "sudário" para a peça da colega. Outro pedaço de tecido, tinta óleo diluída e mais um rosto, dessa vez bem mais "borrado" e suave, do jeitinho que o sudário deve ser. Esse será o da peça:

 



Em três horas, havia feito um trabalho que me agradou. Venci uma batalha. Estou confiante que posso reativar os lápis.

O que isso tem a ver com vcs, meninas? TUDO!!! Vcs me deram apoio e incentivo para continuar criando e exercitando minha criatividade. Recebi carinho aos montes nesse blog, e, mesmo tentando, não conseguiria retribuir à altura. Obrigada, de todo o coração!

Um lindo domingo para vcs!

28 comentários:

  1. NOSSA AMIGA FICOU BÁRBARO!!!
    GOSTEI DOS 2...E EU TMBM NÃO DEIXARIA NINGUÉM ENXUGAR ROSTO NUMA CONQUISTA DESSAS...FEZ BEM EM FAZER OUTRO...RS...
    PARABÉNS...
    BJINHOS E ATÉ MAIS...

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela conquista! Os desenhos ficaram ótimos.
    Que Deus a abençõe e multiplique o seu talento.
    bjos
    Denise

    ResponderExcluir
  3. nossa ficou lindo sua historia me arrepiou !fica com DEus

    ResponderExcluir
  4. nossa LÚ ficou lindo! parabéns você é uma artista
    bjinhossssss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Adorei sua visita! Obrigada!
    Bom, eu já havia acho demais lá no face sem saber o que era. Nossa! Vc é tão boa que fez dois trabalhos excelentes. Nossa! Demais!!!!Não pode nem pensar em deixar esta arte de lado.
    Uma semana feita de paz e amor para vc!
    Fica com Deus!
    Abracinhos floridos
    Sue

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, que coisa liiiinda! Emocionante!
    Lu, parabéns. Bom, já sabíamos que vc é uma artista, e esse trabalho veio para nos presentear. Que imagem mais linda!
    Passo sempre por aqui. Vejo suas Tildas, lindíssimas, mas tô sempre correndo e não consigo comentar.... Mas hoje, você me emocionou!!!!!
    Beijão pra vc. Força, saúde e muita alegria na sua vida!

    ResponderExcluir
  7. Falar o que pra você??? Ah!! vou falar o que eu já falei no outro blog: você é uma artista, de verdade!!
    É de emocionar de tão bonito que ficou.
    Parabéns amiga.
    Beijos
    paula

    ResponderExcluir
  8. Não acredito em coincidência, mas em sinais que só sabe ler quem observa com o coração. Uma superação assim só pode indicar que tudo ficará bem.
    Bj querida, e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Lú que lindo! Eu que sou católica praticante fiquei emocionada e acredito muito no poder das imagens, não adoramos imagens,mas elas nos remetem a sensações que são inexplicadas e que nos fazem refletir sobre a vida e nesse caso a de Jesus!No começo da semana santa foi maravilhoso ler a sua história e viver esse momento com você. Gostaria de pedir licença para fazer uma postagem especial usando sua pintura.Ânimo e coragem garotinha! Beijinhos de Borboleta!

    ResponderExcluir
  10. Oi Luciana,
    Entendo muito bem essa sua insegurança, pois também já passei maus bocados com essa doença horrorosa. Fico feliz em saber que vc está conseguindo superá-la.
    Vc tem um talento muito lindo, não o deixe guardado,não! Seu trabalho ficou ótimo.
    Muita fé e paz,
    Marlene
    Flores e Framboesas

    ResponderExcluir
  11. Olá Lu,
    PARABÉNS.
    Acho que se superou, diante de tudo. Ficou perfeito!
    Talento é inato e você o tem.
    parabéns mais uma vez.
    bjão e um lindo começo de semana
    mari

    ResponderExcluir
  12. Oi Lú!
    Minha Linda Amiga, que testemunho, puro e lindo!! Tú és danada Menina, tens potencial, e agora em época de páscoa de reflexão, quando o coração está voltado para as coisas simples, gestos simples, tu consegue colocar o teu conhecimento ali na imagem de Cristo, que foi uma pessoa, absolutamente simples com o dom da oratória, que por onde andou levou a paz e o amor nas suas palavras. Lindo Lú!! Me emocionei! Parabéns minha amiga!
    Um grande abraço e ótima semana!
    Aninha

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo, parabéns pela vitória!

    Beijinhos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!!!

    Menina que historia mais linda,e que presente é este que vc nos deu,parabens pela superação,ficou divino perfeito,lindo de mais,eu tambem não daria o 1º não faz parte de sua vitoria,sua vida e sua superação.E a prova que vc pode vc quer vc consegue.

    Beijos linda,obrigado por dividir conosco,mais este momento de alegria de sua vida.

    ResponderExcluir
  15. Olá Luciana, tudo bem com voce?

    Eu sempre falei maravilhas dos seus desenhos, adoro.

    Esse então, não tenho nem palavras, de tanto que gostei, ainda mais se
    tratando de JESUS, fiquei emocionada.

    Luciana, voce é fera no desenho, que DOM maravilhoso

    Parabéns com Louvor e um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  16. Oi querida! Que vitória hein! Fiquei muito feliz por você e achei os dois desenhos maravilhosos! Parabens querida.... e não pare mais!

    ResponderExcluir
  17. Menina vc é uma artisita e tanto.
    Ficou lindo!!!!!
    Sei muito bem o que é ter depressão, mais tudo passa na vida da gente.

    Beijos no coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  18. Amiga, você pode passar anos e mais anos e mais anos sem pegar em lápis ou pincel. Na hora que você resolver fazê-lo...O sucesso vem com certeza porque você é artista. Você nasceu artista vinda de um grande artista que é S. Domingos, seu pai que respeito e gosto muito. Mas, Lu, fiquei toda arrepiadinha quando ví, sabe? Até ensaiei umas lágrimas de emoção pelo brilho do trabalho. Te admiro muito menina. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Gostei dos dois, mas o primeiro, realmente está especial...
    "Dar tempo ao tempo" - é um provérbio português que eu acho muito certo.
    Muitos parabéns e já agora uma Santa Páscoa.

    ResponderExcluir
  20. Lu!
    Que trabalhos perfeitos.Especiais pelo teu talento mas principalmente pela tua vitória e recomeço. Estou muito feliz por ti, amiga! Parabéns!!
    Beijos e bom feriado!
    Carla Pathy
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Lu, vamos por partes!
    Não sabia que tu era cristã evangélica! Mais um ponto em comum rsrsrs.
    Segundo, teu talento é fenomenal, eu fico impressionada e ó, tenho CERTEZA que a ajuda do céu veio na hora certa. Isto não foi coincidência.
    Os traços são lindos. Parabéns pelas artes, pela luta, pela superação, por não desistir e por ser assim, amiga, leve, risonha, carinhosa e isso tudo apesar da dor, da depressão. Te adoro, menina! Bj

    ResponderExcluir
  22. Oi Luciana, tudo bem?

    Amei a visitinha e as palavras, sempre gentis.

    Vim desejar uma excelente Páscoa pra voce e toda família, com muitas bençãos

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  23. Ei,Amiga!!
    Sumi um pouquinho devido à correria,kkk!
    Nesta postagem tive 2 surpresas:
    Saber que você tem depressão,ui!
    Tomar conhecimento de sua vitória,olé!!
    Bom,nem vou elogiar,para não ficar repetitivo,né?kkk!
    Quanto à depressão,acredito que com sua força e amor de viver,
    tem conseguido,com certeza,mantê-la no lugar dela---Bem longe...
    Vencer desafios...coisa boa,né?
    "Só por hoje" é meu lema!!Vamo que vamo,kkk!
    Fica com Deus e boa semana!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Uau, Lu!!!!!!
    Vc é minha "ídola"!...rsrs
    Acho fantásticas essas misturas de materiais, reunião de coisas inusitadas como tecido e pastel!
    Parabéns! Ficou maravilhoso.
    E que significativo vc sentir esse "empoderamento", esse sentimento de poder recomeçar justamente com a imagem-símbolo de Jesus! Mesmo que a origem deste símbolo seja católica e não faça parte da sua crença religiosa, o que importa de verdade é a mensagem dEle, que é única. ;-)
    Parabéns por tudo!!!
    Beijos com carinho,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  25. Sempre gostei de desenho e pitura, mas nunca estudei; atualmente já não tenho paciência, mas admiro quem tem capacidade e talento; já que não faço, fico aqui curtindo e aplaudindo quem faz! Alem de desenhar você conseguiu imprimir expressão, isto não é fácil não; desenhar um rosto muita gente consegue, mas colocar expressão, seja de dor, prazer, medo, admiração, desânimo, raiva, resignação , etc, é complicado! Parabens, bjs
    Nely

    ResponderExcluir
  26. Ficou lindo mesmo!!! Parabéns e não pare nunca mais!!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Quero ouvir vcs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...